quinta-feira, 15 de outubro de 2009

OFÍCIOS, CURSOS E ALGUMAS MENTIRAS.

A atual gestão da OAB de Campos, depois de muita pressão da Oposição, resolveu publicar um rosário de escritos no espaço destinado às realizações.

Com todo o respeito, acredito que os nobres colegas da situação estão confundindo o conceito de certas palavras. No caso em epígrafe, a palavra tratada de forma confusa é a chamada REALIZAÇÕES.

A palavra realização significa pôr em prática; efetuar. A expedição de inúmeros ofícios e a realização de um belo congresso não resolvem os nossos problemas. Algum magistrado atendeu de forma concreta qualquer um desses ofícios ditos expedidos?

VAMOS ÀS MENTIRAS DA SITUAÇÃO:

1- Durante o rosário apresentado pela chapa da situação, podemos identificar a primeira mentira: eles disseram"Resgate das prerrogativas profissionais, em especial junto às Delegacias de Polícia". Não existe um advogado, em nossa Comarca, que diga que o atendimento nas Delegacias de Polícia é razoável.

Inúmeras pessoas já ficaram horas aguardando atendimento junto, com seus advogados, nas delegacias de nossa cidade. A atual gestão deveria ter vergonha de afirmar uma coisa dessas. Nem os seus eleitores vão acreditar quando lerem. Mentira deslavada!

2- A segunda mentira é de causar asco. Dizem eles: "Interação com as Varas Estaduais e Federais, no sentido de criar mecanismos de maior celeridade dos feitos" Meu Deus! Os advogados de nossa Comarca estão passando por uma das piores fases laborais da história e nunca houve uma gestão tão omissa.

A Comissão de Prerrogativas da OAB de Campos, com todo o respeito aos seus integrantes, é a mais inerte da história da classe advocatícia da 12ª subseção.

centenas de autos sem sentença há mais de um ano; antecipações de tutela que são apreciadas quase no dia da audiência de instrução; conciliadores de Juizado com mais de 20 audiências por dia; petições intermediárias que levam semanas para serem juntadas, dentre outros problemas.

Mesmo assim o Presidente e sua diretoria insistem em mentir.

3-A terceira mentira é a seguinte: " Elaboração de projetos de leis municipais". Os projetos de leis municipais deveriam ser feitos pela OAB Municipalidade. Uma Comissão que nunca realizou uma reunião sequer. Lamentável!

4- A quarta mentira é a seguinte: "Revitalização da CAARJ". Caros advogados, a CAARJ faliu durante a administração do Presidente Estadual Otávio Gomes. Foi o atual Presidente, Wadih Damous, que criou uma série de alternativas para salvaguardar o direito do advogado ao plano.

5-A quinta mentira, na verdade, trata-se de uma promessa colocada como se fosse uma realização. Disseram eles: "Implementar junto ao TJ, em nossa comarca, um protocolo integrado de recursos e o retorno das Turmas Recursais" Eu pergunto: realização ou promessa?No site da situação, consta como realização.

6- Os depoimentos acerca das prerrogativas. A atual gestão 'queimou o filme' do Presidente. Divulgou relatos de advogados acerca de problemas ocorridos, todos na Justiça Federal. Para quem não sabe, é na esfera federal que o nobre vice-presidente advoga. Por algum motivo, não foi disponibilizado qualquer depoimento que comprove ações do atual Presidente da OAB de Campos. Esquecimento ou inexistência?

7-O nobre advogado João Paulo Granja surge, no contexto, com um depoimento que gera uma dúvida que precisa ser esclarecida. Ele escreveu o seguinte: "demora da resposta do SARQ SEAP, sendo certo que após a intervenção energética do nosso Presidente, Dr. Filipe Estefan, que permaneceu até as 22 horas daquela sexta-feira no Fórum, o problema veio a ser solucionado"

Não milito na área criminal, mas sei bem que a demora na resposta do SARQ SEAP dificulta muito o trabalho dos advogados. Entretanto, eu gostaria de saber o seguinte: o presidente da OAB permaneceu, no Forum, até às 22 horas, tomando qual atitude que poderia agilizar a resposta do Sarq? A intervenção enérgica citada pelo Dr. João refere-se ao diálogo ou atitude do Presidente com os serventuários? Trata-se de um depoimento inócuo. Ficaria melhor se o Dr. João Paulo declarasse apoio público em poucas palavras.

8- A oitava mentira: Disseram eles: "De maneira inédita, nossa gestão adquiriu, em favor dos advogados, transporte gratuito para o Fórum, Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Casa do Advogado; trata-se do micro-ônibus exclusivo dos advogados, o qual a nossa OAB alugou diretamente com a empresa Everlys e é custeado exclusivamente com recursos de nosso orçamento mensal".

Vejam como o papel da Oposição é importante. Em entrevista concedida há um mês, o nobre vice-presidente da OAB disse que o microoônibus é pago pela OAB Campos. Agora ele diz que o mesmo é custeado com recursos do orçamento mensal. Isso quer dizer: verba do Rio de Janeiro. Ônibus pago pela gestão de Wadhi é doado. Nunca adquirido!

Bem, por hoje é só. O rosário é enorme e amanhã voltaremos aos temas nebulosos apresentados pela situação.

Cláudio Andrade.
ORDEM PARA TODOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário